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Avaliação Impacto Feminino – Akmos

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Pink Diamond | Akmos

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Projeto

Período de realização do projeto: A partir de agosto de 2020

O projeto Pink Diamond Akmos teve por objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, e um pilar tradicional no segmento de Venda Direta, e que é potencializado quando há um projeto de apoio e direcionamento. Já era mais comum na Akmos a equipe ter mais mulheres do que homens empreendendo, e com o projeto, atuamos diretamente com treinamento e orientação para que essas mulheres, muitas delas sem experiência anterior no mercado, pudessem extrair o seu melhor potencial e alcançar os resultados idealizados, principalmente relacionados a auto estima e carreira profissional. É muito comum em nossa realidade mulheres não conseguirem se recolocar após uma gravidez por exemplo, e não construírem uma carreira. Através do Pink Diamond as mulheres são orientadas por outras mulheres, que já se estabeleceram com a Venda Direta e conseguem direcionar as demais para o caminho do sucesso. O projeto, além do direcionamento através de treinamentos e acompanhamentos semanais, possui forte apelo de resgate da auto estima, através de políticas regulares de reconhecimentos e premiações, algo bastante importante para criar maior confiança na mulher sobre o processo de crescimento profissional.
Há um conselho de liderança do projeto, formado por mulheres que empreendem com a Akmos há pelo menos 5 anos, e que se destacaram a ponto de atingir um patamar de independência financeira. Estas mulheres são as tutoras oficiais do Pink Diamond e, junto da figura da CEO da Akmos, Carolina Saraiva, inspiram e orientam as participantes do projeto que, para fazerem parte, devem se comprometer com o processo de desenvolvimento, participando das mentorias, além de, em médio prazo, atingir um patamar de desempenho mínimo. Este ponto tem grande relevância, pois criar um apelo de meta clara, muito importante para materializar às participantes o que precisa ser feito. A replicação é muito simples, pois o método de execução comercial ensinado a todas as mulheres é um método testado e que pode ser facilmente duplicado, inclusive fora do programa. E justamente essa simplicidade gera alto engajamento e potencializa os resultados das participantes.
O projeto Pink Diamond tem forte potencial transformador, seja no aspecto de auto estima ou no aspecto de geração renda. Um caso muito forte é da empreendedora Cássia Barboza, da cidade de Guarantã do Norte. Ela trabalha com agricultura e tinha uma realidade profissional e financeira de muita dificuldade. Por consequencia, baixa auto estima. Ao empreender com a Akmos e participar do projeto Pink Diamond, Cássia transformou sua realidade, se tornou referência na região, mudou sua estética com o uso dos produtos, se tornou mais confiante e se transformou não somente numa vendedora, mas em uma líder de equipe, chegando a ganhar uma viagem de Cruzeiro como premiação, sendo que ela nunca tinha viajado pra fora do Estado do MT. Outra história é da Thamye Carniel, de Ribeirão Preto, que não conseguiu se recolocar no mercado após ser mãe. Ficou 6 anos sem trabalhar e chegou a passar dificuldade financeira. Ao empreender, reconquistou a dignidade profissional. Thamye é mais focada em vendas e, com o projeto Pink Diamond, conseguiu se tornar uma grande revendedora de produtos cosméticos. Conseguiu conquistar coisas pessoais, como por exemplo realizar a primeira festa de aniversário para o filho, e também conquistou a viagem de premiação Cruzeiro.
Nestes 3 anos de projeto, 3.500 mulheres já participaram das turmas de mentoria do Pink Diamond, com forte impacto na vida pessoal das participantes e no aspecto econômico, com diversos casos onde a renda principal da família se tornou o segmento da Venda Direta, liderado pela mulher. Há situações de mulheres que tem renda mensal superior a R$ 8 mil, mas a renda média é na faixa de R$ 2,5 mil. Mas o maior e melhor resultado, sem dúvidas, é o impacto social, já que a maioria das mulheres que empreendem na Akmos são de cidades pequenas, do interior, onde a cultura local ainda é muito machista. Acreditamos que o projeto e a Venda Direta tem potencial para transformar, a médio e longo prazo, a cultura e realidade de muitas localidades. Há também situações mais complicadas de mulheres que sofreram com dificuldades dentro de casa, até mesmo casos de agressões físicas por parte dos parceiros, e o projeto, a Venda Direta, são uma porta de libertação.
Investimentos realizados pela empresa ao longo desses 3 anos são relativos às premiações, uma vez que, as mentoras também são empreendedoras, não havendo custo para contratação. O investimento acumulado é da ordem de R$ 120.000,00, já incluindo as viagens de premiação para as ganhadoras. O sucesso do programa é comprovado, além das histórias de sucesso, pelos indicadores comerciais da Akmos, ao longo desses 3 anos. Houve um crescimento na tava de retenção, ou seja, empreendedoras que compram por meses seguidos, em 20%, representando um faturamento recorrente de R$ 300 mil. Houve um crescimento na participação de mulheres em nossa base de empreendedores da ordem de 10%. Também monitoramos o ticket médio, ou seja, a média de compras e ganhos das mulheres, que tem um valor, comparado à média geral da empresa, de R$ 750,00 a mais.

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