Blue Tree Transatlântico Convention Center | Av. Cecília Lottenberg, 130 • Chácara Santo Antônio • São Paulo – SP • 04719-030

Avaliação Impacto Feminino – Mary Kay Empresa Madrinha Associação Fala Mulher

Passo 1 - Assine o Termo de Confidencialidade:

Prezado jurado(a), o Termo de Confidencialidade é necessário assinar somente 1 (uma) vez. Para avaliação dos próximos cases, ignore esse termo. Clique Aqui para assinar o documento.

Passo 2 - Avalie o material:

Empresa Madrinha Associação Fala Mulher

Materiais para avaliação em fotos

Material para avaliação em vídeos

Projeto

Período de realização do projeto: 2021-2022

A Mary Kay do Brasil, através do Instituto Mary Kay, tem como principal objetivo promover o bem-estar da mulher e de sua família em todas as fases da vida. No Brasil, o foco dos trabalhos desenvolvidos, é o combate à violência doméstica. Sendo assim, ao nos desafiarmos a ajudar as mulheres que sofrem de violência doméstica, de maneira efetiva, após recomendação do CNJ, iniciamos a parceria de Empresa Madrinha da Associação Fala Mulher. A Associação Fala Mulher, como ela se descreve, é uma: Organização sem fins lucrativos, que atua no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, na construção da equidade de gênero, na promoção da independência financeira feminina, na facilitação do acesso às informações sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres. Além do trabalho na defesa e garantia dos direitos humanos, de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou violação de direitos. Ao apoiarmos a associação, o objetivo era nos unirmos a uma organização idônea, com a expertise em ajudar, mulheres em situação de violência doméstica. Os trabalhos anteriormente desenvolvidos pela associação, encorajaram a parceria, pois pensávamos em ações e serviços, que conseguiriam, de forma concreta, retirar as pessoas da situação de vulnerabilidade, seja econômica ou financeira e oferecer ferramentas, para que as vítimas conseguissem sair definitivamente do ciclo da violência doméstica, o que era uma realidade já promovida pela Fala Mulher.
A Mary Kay, através do Instituto Mary Kay, ao concretizar a parceria, comprometeu-se em auxiliar a Associação Fala Mulher financeiramente, com periodicidade mensal. Esses recursos, são geridos pela associação e tem como objetivo apoiar os três tipos de serviços oferecidos, nas sete unidades localizadas no estado de São Paulo, são eles: Casa Abrigo: Serviço de acolhimento provisório, que oferece moradia, alimentação, transporte, assistência social, apoio psicológico e atividades socioeducativas. Os abrigos são destinados às mulheres e seus filhos, que estejam em risco de morte, decorrente da situação de violência doméstica. Cada abrigo comporta 20 pessoas e as mulheres podem permanecer, durante um período de seis meses ou até que possam restabelecer sua vida, quebrando o ciclo de violência. Centro de Defesa e Convivência da Mulher: O serviço é destinado às mulheres em situação de violência doméstica. Oferece atendimento psicossocial, orientações e encaminhamento jurídico e atividades socioeducativas, voltadas para oficinas de artesanato, incentivando o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira. Núcleo de Proteção Jurídico, Social e Apoio Psicológico: Serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Com o suporte psicológico, jurídico e social e espaços projetados para garantir o anonimato, privacidade e segurança, as vítimas se sentem amparadas para a reconstrução das suas vidas. Apesar de muitos casos serem tratados com sigilo, abaixo dois depoimentos autorizados: "Fui encaminhada a uma casa abrigo que tem parceria com a Fala Mulher, quando eu menos me reconhecia, até mesmo como pessoa. Aos poucos, sem julgamentos, me auxiliando, mostrando e fortalecendo, a família fala mulher, me fez lembrar quem sou e ter esperança novamente! (...) Sou grata eternamente por cada um(a) que tive apoio, construímos redes que sei que estão sempre para o que precisar orientar. Assim sigo na busca de demais sonhos, porque os primeiros, a Fala Mulher já me ajudou a conseguir: não perder a faculdade, e ser livre! Rumo a casa própria e ao trabalho satisfatório! Agora formada! Gratidão Fala Mulher!" Flávia Melo Casal “O CDCM Casa Verde é um lugar aonde eu chego e sou bem recebida por todos da equipe, pelas colegas que frequentam o espaço, sempre com um sorriso, um abraço, uma conversa boa, sempre coisas boas, a gente não comenta nada sobre o nosso passado, eu deixo do lado de fora (...)e isso me acrescenta muito, me sinto muito feliz para mim este espaço é a família que eu nunca tive, só agradeço! Participei do Projeto Aromas(...).O curso foi maravilhoso você aprende uma nova técnica para acrescentar no que já faz para aumentar sua renda!” Aparecida Camila Valleis
Em números, A Mary Kay, através do Instituto Mary Kay já ajudou a salvar mais de 8 mil mulheres vítimas de violência doméstica em parceria com a Associação Fala Mulher. Ao fornecer um local temporário para abrigar as vítimas, a associação possibilita que elas se distanciem do agressor, ganhem tempo para reorganizar suas vidas e o façam de maneira segura e independente. O que é fundamental para quebrar o ciclo e evitar que as vítimas sejam submetidas novamente, a situações de violência. Para isso, é necessário que a vítima consiga identificar os sinais e riscos das relações não saudáveis e aqui, destacamos a cartilha criada, mediante a parceria do Instituto Mary Kay e a Associação Fala Mulher, para ajudar todas as pessoas a identificarem sinais de relacionamento abusivo. O investimento que é feito em capacitação profissional, criação de redes de apoio, educação para reconhecer relacionamentos abusivos e a ampliação do acesso a serviços públicos, são medidas que se mostram indispensáveis para enfrentar a violência doméstica de maneira mais abrangente e efetiva.
O que começou como o auxílio financeiro, para os serviços que já são tão bem oferecidos pela Associação Fala Mulher, se transformou em uma parceria que vai além. Além do auxílio financeiro periódico, a Mary Kay é a responsável pela criação do “Cantinho da Informática” nas casas abrigo e nos CDCM, onde os moradores aprendem informática, elaboram currículos e se candidatam a vagas de emprego. Foram doados computadores completos (mouse, teclado, monitor e CPU), além da reforma de dois espaços para o recebimento dos equipamentos. Também criamos e mantemos o “Cantinho da beleza”, abastecido com produtos Mary Kay, onde a força de vendas, de forma voluntária oferece oficinas de cuidados com a pele, www.abevd.org.br www.premio.abevd.org.br CIA EM INCENTIVO E RECONHECIMENTO automaquiagem e conversas sobre empoderamento e empreendedorismo, resgatando a autoestima através do realce da beleza individual. Mobilizamos ações internas, com os colaboradores da Mary Kay do Brasil, para levantar fundos e com uma das campanhas foi possível doar dois frigobares para as casas abrigo. Nos eventos promovidos pela Mary Kay do Brasil, o Instituto Mary Kay se faz presente, para arrecadar fundos, que em sua maioria são revertidos para o apoio a Associação Fala Mulher. O Instituto Mary Kay, recebeu a certificação de empresa madrinha, por sermos parceiros permanentes e em datas comemorativas, oferecemos de oficinas, material de apoio, alimentação e/ou produtos.

Caso queira visualizar e avaliar os materiais recebidos acesse a pasta pelo link no Google Drive.