Blue Tree Transatlântico Convention Center | Av. Cecília Lottenberg, 130 • Chácara Santo Antônio • São Paulo – SP • 04719-030

Avaliação Incentivo e Reconhecimento – Jornada do Novo Consultor Hinode

Passo 1 - Assine o Termo de Confidencialidade:

Prezado jurado(a), o Termo de Confidencialidade é necessário assinar somente 1 (uma) vez. Para avaliação dos próximos cases, ignore esse termo. Clique Aqui para assinar o documento.

Passo 2 - Avalie o material:

Jornada do Novo Consultor Hinode

Materiais para avaliação em foto

Materiais para avaliação em vídeo

Projeto

Período de realização do projeto: 01/01/2023 à 31/07/2023

O Hinode Group reconhece a importância de acompanhar de perto a jornada de seus empreendedores e oferece as ferramentas necessárias para eles se desenvolverem no negócio. Para apoiá-los desde o início de sua jornada, em especial nos quatro primeiros meses, considerados de extrema importância para a consistência e permanência no negócio, o Hinode Group lança, em janeiro de 2023, o Programa Jornada de Boas-Vindas. O Programa tem como objetivo orientar e desenvolver o novo consultor em sua jornada, para ele adotar um comportamento de compra sustentável e crescer gradativamente seu ticket médio, recebendo recompensas relevantes. Com o programa, os empreendedores aprendem a fazer o negócio de forma sustentável com treinamentos da Jornada e de Vendas. Ao cumprirem as metas do programa, recebem como prêmio produtos com alto potencial para alavancarem suas vendas nos meses seguintes. Para desenvolver o programa, a Hinode realizou benchmarks com empresas nacionais e internacionais do segmento, além de consultaria com sua força de vendas e trouxe mecânicas e prêmios que também se transformassem em oportunidade de novas vendas. Objetivos específicos: aumentar a retenção de novos empreendedores; gerar recorrência de compra para aumentar o lifetime value dos empreendedores; entregar produtos de alto potencial de vendas como prêmio (podem servir de demonstrador ou para revenda ao consumidor final). Fidelizar. Ao realizar pedidos recorrentes o empreendedor obtém resultados consistentes desde o início.
A implantação do Programa envolveu todas as áreas da empresa, nos oito países em que está presente (Brasil, México, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Chile e Colômbia). Para garantir sua efetividade, foi desenvolvido no escritório virtual (ferramenta de acesso do consultor) o processo de apuração e a visualização do seu desempenho no Programa, além de trazer visibilidade ao seu patrocinador para ele apoiá-lo.
O plano de comunicação foi conectado às ferramentas de CRM para incentivar os novos empreendedores a participarem da jornada. O lançamento aconteceu em janeiro de 2023, na Convenção Internacional, para 8 mil empreendedores presentes, e o Programa passou a ter vigência a partir de fevereiro de 2023. Com a Universidade Hinode (UH), além das capacitações direcionadas para os novos empreendedores, foi criada a trilha Jornada de Boas-Vindas, que explica as vantagens e mecânicas. O Programa foi inserido nos argumentos de prospecção de novos empreendedores, passando a compor o Guia de Prospecção, material para atração de novos empreendedores. Além disso, quinzenalmente, o Programa é reforçado no Conecta, programa transmitido ao vivo de dentro da plataforma de treinamentos para rede, junto com as novidades do período. Os prêmios são entregues semanalmente pelas 275 franquias espalhadas pelo Brasil e nos Hinode Centers nos países em que a companhia opera. Um novo fluxo de faturamento e entrega de prêmios foi criado para viabilizar a excelência na entrega dos prêmios.
No primeiro mês de campanha, contabilizada a partir de fevereiro de 2023, o percentual de empreendedores que estiveram engajados no programa (cumprindo as metas de pontuação de maneira consecutiva) aumentou de 3% a 4,8% em relação ao período anterior à campanha. No segundo mês, o aumento foi de 3%. No terceiro e quarto mês consecutivos no negócio, os mais desafiadores na jornada dos novos consultores, a empresa saiu de 0,3% de engajamento em pedidos para 1,2%. Assim, se considerarmos os quatro primeiros meses de jornada de novos empreendedores o percentual de retenção de novos empreendedores melhora gradativamente. São mais de 37.000 empreendedores participantes. Ao avaliar o comportamento de seus empreendedores, a companhia percebeu que, ao manter a recorrência de quatro pedidos consecutivos, o novo empreendedor possui um lifetime value maior no negócio. Ou seja, quando ele realiza quatro pedidos nos primeiros quatro ciclos de negócio, a probabilidade é que ele adicione de quatro a cinco pedidos nos próximos 12 meses. Se comparar com quem adiciona apenas um pedido no primeiro ciclo de negócio, esse número é de 0,33 de probabilidade quando olharmos seus próximos 12 meses. Com o sucesso da Jornada de Boas Vindas destinada à recompra, o Hinode Group estuda implementar a Jornada de Boas-Vindas com foco em outros comportamentos relevantes para o negócio.

Caso queira visualizar e avaliar os materiais recebidos acesse a pasta pelo link no Google Drive.