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Avaliação Inovação e Digitalização | Hinode: WhatsApp verificado

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Hinode: WhatsApp | A Importância dos dados e automações no processo de compra do revendedor

O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada de todos os tempos, e o Hinode Group teve como desafio utilizar este novo canal de forma relevante para os revendedores sem ser invasivo ou desagradável e, ao mesmo tempo, gerar mais negócios para a companhia sem que este canal fosse visto como um simples canal de venda, mas sim como uma importante ponte para estreitar o relacionamento com a base de empreendedores. Um dos desafios foi trazer credibilidade para as comunicações através de uma conta de WhatsApp Oficial Verificada, já que a primeira cláusula de proibição do uso da ferramenta pela META (dona do Whatsapp) traz a negativa para empresas de Marketing de Rede utilizarem o serviço de mensagens. O outro desafio foi definir o que falar, para quem e com qual frequência, já que as pessoas esperam receber mensagens de seus amigos e entes próximos e tendem a se incomodar com contatos indesejados de empresas. Frente aos desafios, as áreas Comercial, CRM e Business Inteligence do Hinode Group uniram esforços de execução, operação e análises criteriosas e fizeram deste um dos canais com maior rentabilidade e de maior efetividade em alcance da comunicação, superando qualquer expectativa das áreas de negócio e do Board da companhia.
O primeiro passo foi a criar uma aproximação com a META e mostrar a importância e relevância da companhia para o mercado nacional, quebrando assim a primeira barreira do projeto e conquistando a conta Oficial Verificada. A aproximação foi feita com intermédio de um dos maiores brokers de WhatsApp do mundo. Neste sentido, a relevância da Hinode para o canal mostrou-se tão importante que conseguimos não só 1 número verificado, mas 3 números seguidos. Na sequência, foi preciso definir quais as comunicações e frequência ideais e, para isso, a empresa seguiu as seguintes etapas: 1. Foi feito um levantamento de todas as jornadas de comunicação desejadas pelos diferentes stakeholders da companhia e quais os maiores desafios diários do negócio; 2. Com as jornadas e desafios estabelecidos, segmentaram os públicos para cada uma das comunicações em dois grupos, sendo um de teste e um grupo de controle; 3. Realizaram envios pequenos de cada tipo de comunicação em diferentes dias e horários e levantaram os resultados, interações, opt-out’s, compras, etc. e compararam com o grupo de controle para definir qual deveria ser replicada de forma massiva. Após a avaliação detalhada de todos os KPI’s pela área de BI, a ação que se destacou em termos de relevância e resultados para os consultores, franqueados e corporativo. Foi a ação intitulada de “Tentativa de Compra”. Nesta ação uniram no CRM as informações vindas do E-commerce das compras de consultores perdidas por falta de estoque no ponto de retirada escolhido (Franquias) com a rotina de reposição diária do estoque das franquias, vindas do ERP. Com este cruzamento de dados, passaram a notificar os consultores em tempo real quando um item de seu interesse é reposto na franquia desejada. Ainda assim, tiveram um último desafio de escalar esse processo, inicialmente feito manualmente pelo time de CRM durante a etapa de testes. Para isso, fizeram a integração via API entre WhatsApp e a Salesforce e desenvolveram algoritmos próprios de cruzamento e tratamento de dados que possibilitaram total automação dos dados e promover envios de mensagens não só para o Brasil, mas para os outros sete países em que a Hinode atua, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Ao final das etapas, conseguiram ter mais um importante canal de contato com a rede de consultores, 100% automatizado e gerando receita para a companhia e para os franqueados de forma recorrente, todos os dias da semana.
Ao final das etapas, conseguiram ter mais um importante canal de contato com a rede de consultores, 100% automatizado e gerando receita para a companhia e para os franqueados de forma recorrente, todos os dias da semana. Como resultados, até o momento a ação trouxe um custo de apenas R$39.018, uma taxa de conversão de 29% sobre as mensagens recebidas, gerou mais de R$16,1 milhões em sellout efetivamente faturado, gerando um ROI final de 414.

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